Como é feito o Pilates em Gestantes?


Meu nome é Dani, sou fisioterapeuta e profissional de Educação Física. Se quiser mais informação sobre Pilates, entre nos nossos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram.


Resultado de imagem para pilates em gestantes

Para realizar uma aula de Pilates com gestantes não é preciso fazer muitos ajustes, você pode dar preferência por exercícios que trabalham as áreas do corpo que são importantes para esse período.

Importante lembrar que não existem exercícios proibidos, apenas alguns que não são tão recomendados pela posição e por poder causar desconforto.

Uma dica para fazer um guia de exercícios para uma aula com gestantes: É essencial que você foque no período gestacional, os três trimestres. Em cada um desses períodos ocorrem mudanças diferentes no corpo, sendo assim é necessário adaptar os exercícios ao condicionamento físico da aluna. Além disso, o seu guia de exercícios deve considerar também as diferenças de cada pessoa.

Quanto aos períodos da gestação, é importante ficar atento as mudanças que ocorrem no copor da mulher.

Primeiro trimestre: a gestante muito e intensos sintomas, além do peso e o aumento das mamas e vontade de urinar.

Segundo trimestre: o centro de gravidade começa a se deslocar para frente com o aumento da barriga, e consequentemente a lordose aumenta e pode vir a ocasionar dores nas costas.

Terceiro trimestre: os sintomas se intensificam e pode acontecer uma dificuldade para respirar, pela localização do bebê perto das costelas. A mulher começa a ficar mais cansada e o centro de gravidade desloca ainda mais para frente, além disso os ligamentos da pelve ficam distendidos.

Se baseando nisso, o instrutor deve realizar seu programa contemplando movimentos da pelve de retroversão e anteversão e principalmente sentada em uma superfície móvel como uma bola.

É importante também lembrar que a musculatura do assoalho pélvico e os adutores devem ser trabalhados durante os 3 trimestres, com uma contratação leve e um relaxamento da musculatura.

Isso porque as vezes lembramos de trabalhar apenas o fortalecimento e a musculatura do assoalho pélvico precisa ser forte e também com uma mobilidade, para poder dilatar e ter flexibilidade para não romper durante o trabalho de parto.

É recomendado que as aulas de Pilates para gestantes sejam feitas com duas a três vezes por semana, e apenas até o oitavo mês de gestação, porém o que define a hora de parar é o tamanho e peso da barriga. Lembrando que você como instrutor deve ficar atento ao conforto e grau de dificuldade da aluna.

Tenha um Curso sobre Pilates em Gestantes completissímo! Clique aqui e saiba mais sobre o conteúdo deste curso.

Se você é profissional e quer, definitivamente, trabalhar com Pilates e gestantes com segurança, você precisa ter o  curso abaixo

Curso Excelente!




Segue no Twitter
Curta no Facebook
Segue no Instagram
Ebooks gratuitos de Pilates clicando aqui . Informações sobre Curso sobre Pilates clicando aqui


Poste um Comentário

Tecnologia do Blogger.